Transportadora marítima escolhe a Virgínia para a nova ligação ferroviária que liga o Mediterrâneo à costa oeste dos EUA

Virgínia é a única escala USEC para o serviço MGX reformulado da Hapag-Lloyd

NORFOLK, VA – O Porto da Virgínia® é a única paragem na Costa Leste dos EUA para o Mediterranean Gulf Coast Express (MGX) reformulado da Hapag-Lloyd, que transportará carga por via férrea para a Califórnia através da Virgínia.

“Esta é uma decisão inovadora de um dos nossos clientes de longa data para tirar partido da nossa eficiência e do nosso alcance ferroviário no Midwest”, afirmou Stephen A. Edwards, CEO e diretor executivo da Virginia Port Authority. “Trata-se de um serviço único, mas é indicativo de um ambiente comercial muito difícil. Acolhemos com agrado a oportunidade de fazer parte da solução para os proprietários de carga na Costa Oeste.”

O serviço começou a funcionar em meados de abril com a chegada do Synergy Antwerp aos terminais internacionais de Norfolk. Cerca de 1.000 contentores do navio foram transportados via Norfolk Southern para Chicago, onde foram transferidos para outra transportadora ferroviária que os transportou para os portos de Los Angeles e Oakland.

O serviço semanal utiliza oito navios Panamax. A rotação das escalas é a seguinte:

Livorno – Génova – Barcelona – Valência – Veracruz – Altamira – Houston – Porto da Virgínia – Livorno.

Edwards disse que esta é uma oportunidade importante para apresentar os proprietários de carga e as empresas de logística da Costa Oeste ao Porto da Virgínia.

“A Hapag-Lloyd está a tirar partido das actuais eficiências aqui, que são impulsionadas por um complexo portuário diversificado e ultra-moderno, com um alcance ferroviário expansivo”, afirmou Edwards. “Mas o que muitas empresas da Costa Oeste podem não perceber é que estamos a investir 1,3 mil milhões de dólares até 2025 para criar mais capacidade ferroviária, modernizar e renovar dois dos nossos cais e convertê-los numa operação RMG (pórtico montado sobre carris), dragar os nossos canais para 55 pés de profundidade e alargá-los para o tráfego bidirecional de navios de contentores ultra-grandes. O Porto da Virgínia está a reforçar a sua capacidade para as próximas décadas”.

Em 2021, o porto processou quase 2 milhões de contentores e movimentou mais de 640 000 dessas unidades por via ferroviária.